terça-feira, 3 de abril de 2012

MPE denuncia médicos e enfermeiro por homicídio culposo

Ana Paula

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Promotor de Justiça Erion de Paiva Maia, ofereceu denúncia no fim da tarde desta sexta-feira, 30, contra os três profissionais de saúde que atenderam Wellington Gonçalves Reis, 12 anos. O adolescente morreu depois de ser atendido no Pronto Atendimento da região sul de Palmas e no Hospital Geral da Capital.


Os médicos Gualter Maciel Neto e Claudson Teixeira da Silva e o enfermeiro Paulo Ferreira Marques foram denunciados por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A denúncia foi baseada nas investigações do inquérito policial onde foi apontada negligência por parte da equipe de saúde que realizou o atendimento, uma vez que o raio-x, que detectou a fratura no quadril direito, não ocorreu em tempo hábil e a lesão não chegou a ser diagnosticada pelos denunciados.


A responsabilidade criminal do enfermeiro consistiu no fato de que ele era o responsável pelo encaminhamento do paciente para procedimentos junto ao médico especialista. Esta iniciativa, embora tenha sido feita, só aconteceu depois de dez horas de espera, quando não havia mais possibilidade de salvar o adolescente.


No dia 2 de março, o MPE conseguiu uma decisão judicial para exumar o corpo de Wellington Gonçalves Reis, o que possibilitou a emissão de um segundo laudo sobre a causa da morte. A denúncia foi protocolada na 1ª Vara Criminal de Palmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário